top of page

Acontece no EBAC

Eventos
VI Semana Nacional do cérebro acontece de 13 a 19 de março em várias cidades do Brasil

Organizada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências em diversas cidades do país levando avanços da neurociência de forma mais acessível à população.

​

O EBAC, mais uma vez fará parte dessa atividade.

​

Confira a programação aqui embaixo e nesse link  o histórico e as atividades em vários locais do país.

​

Participe!

Venha saber um pouco mais sobre as capivaras e a relação com a Febre maculosa
EBAC convida.jpeg

Palestra sobre Avaliação do estresse 

Endocrinologia Comportamental

A palestra será dada pelo professor Ruppert Palme da Universidade de Vienna

Quando? 03/06/2022 às 16h

Evento online e gratuito

EBAC no VIII EBC

De 24 a 28 de julho acontece o VIII Encontro da Biologia Comparada na FFCLRP-USP e o EBAC esteve presente com o minicurso: "Coexistência entre animais humanos e não humanos no Antropoceno" o dia 24/7. O minicurso foi ministrado pelas alunas de doutorado Ana Maria Nievas e Lilian Luchesi e a mestranda Bruna Campos. Confira a programação.

VII Semana do cérebro vem aí.   Participe!

Nesso ano de 2018, o EBAC participará, mais uma vez da Semana Nacional do Cérebro e da III Semana do Cérebro de Sertãozinho, se ligue na programação e não fique de fora.

Defesa de Doutorado:

No dia 5 de outubro de 2018 aconteceu a terceira defesa de doutorado do Laboratório de Etologia e bioacústica. Lais Ruiz M Cantano defendeu a tese: " Comportamento e dinâmica social de duas espécies de ratos-de-espinho em cativeiro sob a visão das redes sociais"

Defesa Lais 2018.jpg
Banca examinadora Lais.jpg

Mais uma defesa de Doutorado:

No dia 1 de abril de 2019 aconteceu a quarta defesa de doutorado do Laboratório de Etologia e bioacústica. Lilian Luchesi defendeu a tese: " O espaço subterrâneo do rato-de-espinho Clyomys bishopi: caracterização e previsões possíveis sobre sua biologia comportamental"

​

arguição.jpg
banca defesa1.jpg

O EBAC esteve no evento Caopanheiro 2019 que aconteceu no último dia 02 de junho de 2019 na praça das bicicletas entre 9h e 12h:30min e discutiu com os participantes assuntos como conflitos entre humanos e capivaras e a importância delas no nosso meio. Também discutiu cuidados e a relação entre cães e seus tutores. O evento foi promovido pelo SBT.

EBAC na praça discutindo com a populção no Caopanheiro 2019

Equipe Caopanheiro 2019.jpeg
Capivaras também foram assunto.jpeg

VIII Semana Nacional do Cérebro e

IV Semana do Cérebro de Sertãozinho

Entre os dias 11 e 20 de março de 2019 o EBAC esteve presente no que já é quase uma tradição do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, a Semana do Cérebro em Sertãozinho que integra as atividades da Semana Nacional do Cérebro. Este ano discutimos "O que significa ser inteligente?" com os alunos do 9º ano do CAIC

Desaafio.jpg
VIII Semana do Cérebro.jpg

Estudo com quatis desenvolvido no EBAC em parceria com professor Andrés Pérez-Acosta, Colômbia é matéria no Jornal da USP

Os quatis da ilha de Campeche em Santa Catarina foram estudados durante o doutorado de Aline Gasco-Ferro. O hábito de se ensaboar com produtos humanos pode ser entendido como uma variação da "automedicação" que passa de uma geração para a outra.

A matéria e a entrevista concedida pela Dra. Aline Gasco-Ferro podem ser lida e ouvida aqui e aqui.

Tem artigo novo no ar...

​

Saiu um novo artigo resultante de pesquisas feitas no EBAC em colaboração com pesquisador da Colômbia. Aqui no blog da PLOS é possível conferir algumas informações interessantes sobre cultura nos Quatis.

Trabalho de campo do projeto com as capivaras

​

Entre 31 de Julho 01 de Agosto de 2017, o EBAC participará das atividades do Projeto Temático FAPESP “Capivaras, Carrapatos e Febre Maculosa” , coordenado pelo prof. Marcelo Labruna – FMVZ, do qual faz parte o projeto da doutoranda Ana Maria Nievas, sob orientação da profa. Patricia Monticelli, do EBAC. Em ambos os projetos, a captura de mamíferos de pequeno e grande porte, na área de APP da USP – Ribeirão Preto, visa a coleta de material biológico para análise da presença de carrapatos Amblyomma spp. e da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da Febre Maculosa Brasileira. Todos os animais são devolvidos à natureza após os procedimentos autorizados pelo SISBIO e CEUA. O EBAC também tem o objetivo específico de estudar as relações interindividuais de capivaras, relacionando sua estrutura social com padrões de movimento e cuidado alomaterno. Interessados em conhecer nossos trabalhos e participar das atividades podem entrar em contato: amnievas@gmail.com

Galeria EBAC
Galeria
bottom of page